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Reunião com os Pais dos Alunos no Campus São Miguel do Oeste

Na noite do dia 22 de março, no campus de São Miguel do Oeste, foi realizada a reunião com os pais dos alunos do curso integrado em agroindústria. Inicialmente foi apresentada a equipe de servidores que atua no campus e, em seguida, os objetivos e o funcionamento do curso de agroindústria.  Na sequência, entre os temas abordados, foi exposta a proposta de ensino do IFSC e aspectos pedagógicos relacionados com o processo de ensino aprendizagem. A participação dos pais contribui de modo significativo para o desenvolvimento do processo de ensino dos alunos e, além de conhecerem a instituição, estreitam os laços de cooperação entre a família e a escola.

 

 
Projeto EnCena Catarina Realiza Apresentação no Campus

Parceria entre o IFSC e o SESC de São Miguel do Oeste, proporcionou em evento cultural que deixou maravilhados os alunos, servidores e a comunidade. Trata-se do EmCena Catarina 2012 do SESC CULTURA que oportunizou o teatro “Júlia” do grupo Cirquinho do Revirado de Criciúma que conta a paródia de Júlia e Palheta, que se dizem excluídos pelos excluídos e que trazem na bagagem coisas do mundo,  coisas da vida, tantas coisas...

 

 
Primeira Estudante do Curso Mulheres Mil do Brasil a Conseguir a Aprovação para Participar de um Colegiado de Campus é do Campus SMO

A aluna Nair Soares Ferreira, de 54 anos, do Campus São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), é a primeira estudante do curso Mulheres Mil do Brasil a conseguir a aprovação para participar do Colegiado do campus. Até o dia 28 de março será a posse de Nair para ser a nova representante discente do campus. A função dos membros do Colegiado, composto por representantes dos servidores docentes, dos servidores técnico-administrativos em educação e dos discentes, é assessorar a Direção Geral no aperfeiçoamento do processo educativo e zelar pela correta execução das políticas do campus.

Vendedora de produtos artesanais, Nair explica que sua história de vida permite que ela dê valor para a sua nova missão. “Como estudei só até a 2ª série, passando a ser empregada doméstica para ajudar a minha família após os meus pais falecerem, sei a importância que os estudos têm na nossa vida”, afirma. Mesmo com poucas oportunidades de qualificação profissional, Nair destaca que tem características importantes para ingressar no Colegiado: é participativa, pró-ativa e que está motivada para se envolver com as questões do campus. “Eu sempre dizia que ia incentivar mais os alunos a continuar se aprimorando nos estudos, principalmente nos cursos do IF-SC”, afirma.
 
Segundo a responsável pelo Programa Mulheres Mil no IF-SC, Silvana Maria Frigotto, a inserção de mulheres do Programa Mulheres Mil, como Nair, nos Colegiados vai fortalecer a educação de jovens e adultos. “As mulheres em vulnerabilidade social merecem muita atenção e podendo estar em um serviço como o do Colegiado, elas se sentem mais amparadas”, declara.
 
Entre as principais tarefas que um representante do Colegiado do Campus deverá realizar durante os dois anos de mandato estão: Apreciação interna e encaminhamento ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) de projetos de novos cursos e alterações de cursos existentes, apreciação e aprovação do plano anual de trabalho do curso, apreciação da proposta de calendário letivo anual, apreciação da oferta anual de vagas do campus, apreciação dos dados orçamentários, definição sobre as prioridades do campus e sobre os recursos disponíveis. Ao todo, há 6 representantes, cada segmento (aluno, professor, técnico-administrativo) sendo representada por duas pessoas. A outra aluna eleita para o cargo de representante discente foi Leticia Cadona, estudante do curso técnico concomitante em Agroindústria.

 

 

Fonte: Portal do IF-SC

 
Alunos Aplicam Conhecimentos Obtidos em Sala de Aula na Área Didática Experimental do Campus

Os alunos do curso Técnico em Agroecologia do campus São Miguel do Oeste realizaram nesta semana atividades práticas na área didática experimental do campus, sob orientação dos professores Adinor Capellesso, Diego Martins e Jônatan Muller. As três turmas do respectivo curso aplicaram em prática conhecimentos vistos em sala de aula, sendo que na oportunidade foram abordadas práticas referentes aos tipos de solos, produção de hortaliças, fruticultura e compostagem.
A atividade contemplou com a abertura de covas, preparação da terra para posterior transplante de espécies arbóreas, distribuição de adubo orgânico a base de esterco de aves, formulação de substratos e repicagem de mudas, bem como a montagem de uma pilha de compostagem.
Além da possibilidade de validação dos conhecimentos trabalhados nas aulas teóricas pela experimentação prática, e a melhor visualização de práticas agropecuárias relacionadas ao seu futuro campo de atuação profissional, os estudantes puderam ter momentos de integração e descontração entre as turmas, transformando o momento em mais do que um espaço educativo de cunho técnico científico, mas também um momento de aprendizado de convivência e cooperação.

 

 

 
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