Home Notícias “Dentro de casa estão os maiores focos de contaminações por alimentos”
“Dentro de casa estão os maiores focos de contaminações por alimentos” PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Outubro de 2017 15:21

altQuando fala-se em segurança dos alimentos, duas regras são básicas: lavar bem as mãos antes da preparação e lavar bem o próprio alimento. Parecem lembretes simples, mas “dentro de casa estão os maiores focos de contaminações por alimentos”, afirma Stefany Arcari, coordenadora do I Seminário de Segurança de Alimentos do Extremo-Oeste Catarinense.

A demanda deste debate surgiu da sociedade, através da Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo-Oeste Catarinense) e do Consad (Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar e Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local).

A partir da necessidade, o IFSC integrou o Seminário, nos dias 03 e 04, junto à Semana Acadêmica de Alimentos. A discussão vai desde a legislação, com a participação de um público mais direcionado, até assuntos como boas práticas para produção e fabricação de alimentos, nos quais participam também alunos e comunidade externa.

A bióloga Marcia Cattanio, que palestrou sobre “Alimento Seguro”, explica que um alimento é considerado seguro quando ele não causa nenhum dano à saúde quando ingerido.

Os dados mundiais, da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que cerca de 580 milhões de pessoas adoecem por ano em razão de DTA. E delas, 350 mil morrem, especialmente na África e Sudoeste Asiático.

alt

“Já no Brasil, não há registros exatos sobre Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), pois muitos casos não são notificados às Vigilâncias”, afirma.

Mesmo assim, com os dados notificados em 2015, é possível afirmar que as pessoas que mais tem DTA tem entre 20 e 49 anos e são do sexo masculino. “A indústria precisa estar preocupada, mas além dela, o poder público e a comunidade também precisam se preocupar com a segurança dos alimentos que são consumidos”, enfatiza Stefany.

Semana Acadêmica voltada à inovação

Produção de azeite de oliva, de álcool e açúcar e aproveitamento do soro do leite. Essas são três oportunidades de conhecimento voltado à inovação oferecidas durante a II Semana Acadêmica de Alimentos, no Câmpus São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

“Escolhemos oferecer palestras bem práticas, com temas relacionados a região e também novas possibilidades”, explica a coordenadora do evento, Stefany Arcari.

Um dos grandes temas trabalhados no evento é sobre o aproveitamento do soro do leite. “Nossa região é a 5ª maior bacia leiteira do país, mas costuma-se descartar o soro do leite. Ou seja, precisamos falar sobre este tema e capacitar nossos produtores e indústrias para que este produto, que atualmnte é importado pelo país, possa ser aproveitado para a produção de diversos produtos, como achocolatados e cremes de avelã”, explica Stefany.

A programação da Semana Acadêmica segue até sexta-feira (06), no auditório, salas de aula e laboratórios do câmpus. Programação: semanaalimentos.smo.ifsc.edu.br.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC