Home Notícias Alunos do Câmpus SMO embarcam para fazer intercâmbio estudantil em Portugal em 2018
Alunos do Câmpus SMO embarcam para fazer intercâmbio estudantil em Portugal em 2018 PDF Imprimir E-mail
Seg, 18 de Dezembro de 2017 12:55

Dois alunos do Câmpus SMO irão participar da edição 13 do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie). Eles embarcam no início do próximo semestre e ficam cerca de três meses participando de projetos, em Portugal.

Amanda Morgana Pivatto de Araujo mora em Guaraciaba e cursa o 4º período do Ensino Médio Técnico em Agroindústria no Câmpus São Miguel do Oeste. A estudante embarca para a cidade de Beja, em Portugal, onde fica cerca de três meses participando do projeto Cultura do Olival.

“Decidi participar do programa desde que eu descobri que o IFSC disponibilizava essa chance. Quis participar pois tenho muito interesse em conhecer as diversas culturas existentes no mundo, além de me especializar mais na área, aumento meus conhecimentos, além do desafio de viver 3 meses em um lugar totalmente diferente do que estou acostumada”, afirma Amanda.

Thiago Vasconcelos Odorczyk mora em São Miguel do Oeste e também está concluíndo o 2º ano do mesmo curso. O destino dele é o mesmo que Amanda, mas ele participará de outro projeto, intitulado Handbook de águas engarrafadas – águas minerais naturais e minerais gaseificadas.

Thiago também soube do Propicie assim que ingressou no IFSC. “Comecei a procurar informações nos editais passados para olhar quais eram os requisitos e como participar. Quando completei os requisitos mínimos exigidos no edital resolvi participar”, conta.

Para ele, a oportunidade de participar do intercâmbio será de “grande valia para minha vida pessoal, fará com que eu tivesse outra visão de mundo, além das oportunidades de participar de projetos de pesquisa, na qual participo atualmente”, afirma.

Preparação

Amanda conta que para conseguir ser aprovada no edital foi se preparando ao longo dos últimos dois anos. “Sempre me preocupei muito com minhas notas, procurei sempre ir bem em todas as matérias, participando de projetos de pesquisa e extensão, além das semanas acadêmicas”, conta.

Em relação à preparação, Thiago conta que foi organizando todos os documentos solicitados no edital e se preparou especialmente para a entrevista de proficiência em inglês.

Saiba mais sobre o intercâmbio estudantil do IFSC.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC