• Facebook: IFSC-Câmpus-São-Miguel-do-Oeste-1982080552017370
  • Twitter: ifsc

perguntas frequentes

 

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

Home Notícias Certificação pelo Encceja já pode ser solicitada nos câmpus

Certificação pelo Encceja já pode ser solicitada nos câmpus PDF Imprimir E-mail
Qui, 08 de Fevereiro de 2018 17:42

altQuem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e atingiu os requisitos necessários, já pode solicitar a certificação do Ensino Médio em um dos câmpus do IFSC, que é uma das instituições certificadoras. A solicitação - tanto do certificado de conclusão como da declaração de proficiência - deve ser feita no câmpus do IFSC que o candidato indicou no momento de inscrição do exame como instituição certificadora. É preciso apresentar documento de identidade, CPF e extrato de desempenho do Encceja, obtido diretamente no site do exame.

O Encceja permite que candidatos que não se formaram em idade regular no Ensino Fundamental e Médio obtenham a certificação de conclusão. São aprovados os participantes que atingirem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento da prova e na redação.

 

Podem solicitar a certificação pelo Encceja Ensino Médio no IFSC, os candidatos que indicaram um dos câmpus do Instituto como Instituição Certificadora no ato da inscrição e que tinham no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame. Ainda é necessário que o candidato tenha atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exames e o mínimo de 5 pontos na Redação.


No câmpus, o candidato irá preencher o requerimento no setor de Registro Acadêmico. Não é possível trocar o câmpus que foi indicado na inscrição. Para consultar o local escolhido, acesse as informações no extrato de desempenho.


O participante do Encceja interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) deverá obter o mínimo de 100 pontos em cada. Em razão de sua natureza e das diretrizes da matriz de referência do Encceja, a prova de Redação é concebida como integrante da Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.


O site do Encceja está apresentando instabilidades, o que pode fazer com que os candidatos não consigam visualizar o resultado. Dúvidas sobre o sistema devem ser esclarecidas diretamente com o INEP pelo telefone 0800 616161.


Quem prestou a prova para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderá ver os resultados a partir de 30 de março. Para certificação do Ensino Fundamental, é necessário procurar a Secretaria Estadual de Educação, uma vez que o IFSC é uma instituição certificadora apenas do Ensino Médio.


Mais informações do Encceja devem ser conferidas no site do exame.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

 

banner ifsc cada vez melhor relatorio cpa

banner estude no ifsc 180x80

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.