Home Notícias Certificação pelo Encceja já pode ser solicitada nos câmpus

Certificação pelo Encceja já pode ser solicitada nos câmpus PDF Imprimir E-mail
Qui, 08 de Fevereiro de 2018 17:42

altQuem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e atingiu os requisitos necessários, já pode solicitar a certificação do Ensino Médio em um dos câmpus do IFSC, que é uma das instituições certificadoras. A solicitação - tanto do certificado de conclusão como da declaração de proficiência - deve ser feita no câmpus do IFSC que o candidato indicou no momento de inscrição do exame como instituição certificadora. É preciso apresentar documento de identidade, CPF e extrato de desempenho do Encceja, obtido diretamente no site do exame.

O Encceja permite que candidatos que não se formaram em idade regular no Ensino Fundamental e Médio obtenham a certificação de conclusão. São aprovados os participantes que atingirem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento da prova e na redação.

Podem solicitar a certificação pelo Encceja Ensino Médio no IFSC, os candidatos que indicaram um dos câmpus do Instituto como Instituição Certificadora no ato da inscrição e que tinham no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame. Ainda é necessário que o candidato tenha atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exames e o mínimo de 5 pontos na Redação.

No câmpus, o candidato irá preencher o requerimento no setor de Registro Acadêmico. Não é possível trocar o câmpus que foi indicado na inscrição. Para consultar o local escolhido, acesse as informações no extrato de desempenho.

O participante do Encceja interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) deverá obter o mínimo de 100 pontos em cada. Em razão de sua natureza e das diretrizes da matriz de referência do Encceja, a prova de Redação é concebida como integrante da Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

O site do Encceja está apresentando instabilidades, o que pode fazer com que os candidatos não consigam visualizar o resultado. Dúvidas sobre o sistema devem ser esclarecidas diretamente com o INEP pelo telefone 0800 616161.

Quem prestou a prova para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderá ver os resultados a partir de 30 de março. Para certificação do Ensino Fundamental, é necessário procurar a Secretaria Estadual de Educação, uma vez que o IFSC é uma instituição certificadora apenas do Ensino Médio.

Mais informações do Encceja devem ser conferidas no site do exame.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC