Home Notícias Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: confira a programação de 15 a 18 de outubro
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: confira a programação de 15 a 18 de outubro PDF Imprimir E-mail
Qui, 11 de Outubro de 2018 15:29

O Câmpus São Miguel do Oeste terá uma programação especial para a comunidade nos dias 16 e 17 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, realizado todos os anos no mês de outubro, tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população.

A abertura da SNCT será na terça-feira (16), às 7h45, no auditório do câmpus. Em seguida, iniciam palestras, oficinas e mostras científicas espalhadas por toda a estrutura da unidade e voltadas especialmente para alunos de outras instituições de ensino e para a comunidade no geral que quer conhecer o IFSC.

Haverá exposição dos alunos que já realizaram intercâmbio estudantil, também apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. E o público ainda pode escolher e participar de oficinas em dois momentos: na terça-feira, das 8h25 às 9h35, e na quarta-feira, das 13h55 às 15h05. Entre as opções estão "Reações químicas" e "Aplicativos para auxílio na gestão de finanças pessoais". Confira toda a lista aqui.

Para a comunidade, a principal palestra será na terça-feira (16), às 10h, e na quarta-feira, às 15h25, sobre "Sociedade, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", com a professora Mariana de Fátima Guerino.

Já para os alunos, a principal palestra será sobre "O universo profissional", com o professor João Paulo Generoso da Silveira, na quinta-feira (18), a partir das 10h30.

Programação geral

Oficinas para a comunidade

Trabalhos da mostra científica

Saiba mais sobre a SNCT

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

"Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o tema escolhido para a décima quinta edição da SNCT, em 2018. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

O tema da SNCT 2018 permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

Rafaela Menin | Jornalista IFSC, com informações da assessoria de imprensa da SNCT