• Facebook: IFSC-Câmpus-São-Miguel-do-Oeste-1982080552017370
  • Twitter: ifsc

perguntas frequentes

 

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

Home Notícias Projeto do câmpus garante terceiro lugar no Prêmio de Inovação do IFSC
Projeto do câmpus garante terceiro lugar no Prêmio de Inovação do IFSC PDF Imprimir E-mail
Qui, 20 de Dezembro de 2018 14:47

Dois projetos dos câmpus do IFSC localizados no Oeste catarinense foram finalistas do Prêmio de Inovação IFSC 2018 e ficaram em terceiro lugar, cada um em uma categoria. Do Câmpus São Carlos, o destaque ficou para o projeto "O técnico em edificações e a comunidade". Do Câmpus São Miguel do Oeste, o finalista foi "Gincana de Ingresso do IFSC São Miguel do Oeste".

 

A premiação foi entregue durante a comemoração dos 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  Os primeiros colocados ganharam uma visita técnica em uma instituição de ensino internacional. Já os segundos e terceiros lugares representam o Instituto em concursos ou eventos de compartilhamento de boas práticas. Todos recebem o Selo IFSC de Inovação.


O projeto do Câmpus São Miguel do Oeste, "Gincana de Ingresso do IFSC São Miguel do Oeste", foi desenvolvido pelo técnico-administrativo Marlon Ricardo de Amorim. A gincana foi desenvolvida com os alunos do câmpus. Na primeira tarefa, cada equipe precisou entregar um vídeo para a comissão organizadora com o tema do vídeo foi "O IFSC é Pra Você." Em seguida, participaram de atividades da comissão de ingresso e ainda precisaram interagir nas mídias sociais do câmpus, nas quais o vídeo foi publicado.


"Foi uma forma de divulgar o IFSC, uma instituição pública. Os resultados na campanha de ingresso foram notórios, especialmente no semestre seguinte, quando o número de inscritos nos cursos do câmpus aumentou consideravelmente", explica Marlon.


O projeto do Câmpus São Carlos, "O técnico em edificações e a comunidade", teve como líderes a professora Etianne Alves Souza de Oliveira e Simone Aparecida da Silva Souza. A prática atendeu a comunidade Nova Brasília, no município de Palmitos (há 15km do câmpus) e foi usado como estratégia de ensino.


O objetivo foi elaborar e entregar o Estudo Preliminar Preventivo e Memorial Descritivo Preventivo do salão comunitário da comunidade. “O salão estava com risco de fechar, devido às notificações de irregularidades. E nós tinhamos o conhecimento para resolver. Decidimos trabalhar para ajudar a comunidade e aplicar o que aprendemos durante o curso Técnico em Edificações no IFSC”, conta uma das alunas que trabalhou na ideia, Giovana Carvalheiro de Souza.


Durante o trabalho, os alunos trabalharam com este estudo de caso e ainda com pesquisa documental, entrevista, levantamento, análise e propostas de solução. “No futuro posso passar por lá e ver meu dedo lá, meus conhecimentos aplicados naquele espaço e a comunidade feliz”, afirma a estudante Renata Sander Eckhardt.



Resultado o Prêmio IFSC Inovação 2018:


Categoria Gestão


“Projeto Bibliomarketplace: serviço de troca de conhecimentos entre os interagentes da biblioteca inspirado na economia compartilhada” (1º lugar), liderado pelo servidor Cristiano Sardá da Conceição;


“Busca ativa de trabalhadores para ofertas de proeja e certific: integração extensão e ensino”, das servidoras Liziane Renate Lessak e Claudia Hickenbick (2º lugar);


“Gincana de ingresso do IFSC São Miguel do Oeste”, liderado pelo servidor Marlon Ricardo de Amorim (3º lugar).


Categoria Sala de Aula

“Projeto Empreender para Crescer: uma vivência empreendedora” - servidores Andressa Bregalda Belan e Pierry Teza (1º lugar);


“Metodologias Ativas: peer instruction e team based learning na formação intelectual dos alunos de engenharia de produção” - servidores Greyson Alberto Rech e Lúcio Galvão Mendes (2º lugar);


“O técnico em edificações e a comunidade”- Etianne Alves Souza de Oliveira e Simone Aparecida da Silva Souza (3º lugar).



---

Rafaela Menin | Jornalista IFSC e Isadora Vicente | Estagiária de Jornalismo

 

banner ifsc cada vez melhor relatorio cpa

banner estude no ifsc 180x80

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.