Home Notícias Projeto do câmpus garante terceiro lugar no Prêmio de Inovação do IFSC
Projeto do câmpus garante terceiro lugar no Prêmio de Inovação do IFSC PDF Imprimir E-mail
Qui, 20 de Dezembro de 2018 14:47

Dois projetos dos câmpus do IFSC localizados no Oeste catarinense foram finalistas do Prêmio de Inovação IFSC 2018 e ficaram em terceiro lugar, cada um em uma categoria. Do Câmpus São Carlos, o destaque ficou para o projeto "O técnico em edificações e a comunidade". Do Câmpus São Miguel do Oeste, o finalista foi "Gincana de Ingresso do IFSC São Miguel do Oeste".

A premiação foi entregue durante a comemoração dos 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  Os primeiros colocados ganharam uma visita técnica em uma instituição de ensino internacional. Já os segundos e terceiros lugares representam o Instituto em concursos ou eventos de compartilhamento de boas práticas. Todos recebem o Selo IFSC de Inovação.

O projeto do Câmpus São Miguel do Oeste, "Gincana de Ingresso do IFSC São Miguel do Oeste", foi desenvolvido pelo técnico-administrativo Marlon Ricardo de Amorim. A gincana foi desenvolvida com os alunos do câmpus. Na primeira tarefa, cada equipe precisou entregar um vídeo para a comissão organizadora com o tema do vídeo foi "O IFSC é Pra Você." Em seguida, participaram de atividades da comissão de ingresso e ainda precisaram interagir nas mídias sociais do câmpus, nas quais o vídeo foi publicado.

"Foi uma forma de divulgar o IFSC, uma instituição pública. Os resultados na campanha de ingresso foram notórios, especialmente no semestre seguinte, quando o número de inscritos nos cursos do câmpus aumentou consideravelmente", explica Marlon.

O projeto do Câmpus São Carlos, "O técnico em edificações e a comunidade", teve como líderes a professora Etianne Alves Souza de Oliveira e Simone Aparecida da Silva Souza. A prática atendeu a comunidade Nova Brasília, no município de Palmitos (há 15km do câmpus) e foi usado como estratégia de ensino.

O objetivo foi elaborar e entregar o Estudo Preliminar Preventivo e Memorial Descritivo Preventivo do salão comunitário da comunidade. “O salão estava com risco de fechar, devido às notificações de irregularidades. E nós tinhamos o conhecimento para resolver. Decidimos trabalhar para ajudar a comunidade e aplicar o que aprendemos durante o curso Técnico em Edificações no IFSC”, conta uma das alunas que trabalhou na ideia, Giovana Carvalheiro de Souza.

Durante o trabalho, os alunos trabalharam com este estudo de caso e ainda com pesquisa documental, entrevista, levantamento, análise e propostas de solução. “No futuro posso passar por lá e ver meu dedo lá, meus conhecimentos aplicados naquele espaço e a comunidade feliz”, afirma a estudante Renata Sander Eckhardt.

Resultado o Prêmio IFSC Inovação 2018:

Categoria Gestão

“Projeto Bibliomarketplace: serviço de troca de conhecimentos entre os interagentes da biblioteca inspirado na economia compartilhada” (1º lugar), liderado pelo servidor Cristiano Sardá da Conceição;

“Busca ativa de trabalhadores para ofertas de proeja e certific: integração extensão e ensino”, das servidoras Liziane Renate Lessak e Claudia Hickenbick (2º lugar);

“Gincana de ingresso do IFSC São Miguel do Oeste”, liderado pelo servidor Marlon Ricardo de Amorim (3º lugar).

Categoria Sala de Aula

“Projeto Empreender para Crescer: uma vivência empreendedora” - servidores Andressa Bregalda Belan e Pierry Teza (1º lugar);

“Metodologias Ativas: peer instruction e team based learning na formação intelectual dos alunos de engenharia de produção” - servidores Greyson Alberto Rech e Lúcio Galvão Mendes (2º lugar);

“O técnico em edificações e a comunidade”- Etianne Alves Souza de Oliveira e Simone Aparecida da Silva Souza (3º lugar).

Rafaela Menin | Jornalista IFSC e Isadora Vicente | Estagiária de Jornalismo