Home Estude no IFSC Atendimento Diferenciado
Atendimento Diferenciado PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Ingresso desenvolve ações de Inclusão Social de acesso e ingresso no IFSC.

Acesso significa aproximação, chegada a determinado lugar. Neste sentido, o Departamento de Ingresso promove ações para ampliar as possibilidades de aproximação dos candidatos ao IFSC, tais como:

- divulgação da campanha para seleção de alunos;

- articulação de visitas às escolas e às instituições sociais;

- esclarecimento de dúvidas sobre os processos de seleção por meio do telefone: 0800 722 0250 e do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ingresso é o ato formal de entrada de um aluno em um curso, a partir do cumprimento das condições exigidas para tal. No IFSC o ingresso se dá de diversas formas: sorteio, análise socioeconômica, análise documental, provas e ENEM. Neste sentido, o Departamento de Ingresso promove ações para ampliar as possibilidades de ingresso no IFSC. Conheça as ações desenvolvidas:

Isenção (gratuidade) da taxa de inscrição:nos processos de seleção em que há cobrança de taxa de inscrição, o candidato que não tem condições de pagar o valor da taxa e os doadores regulares de sangue podem solicitar a isenção da taxa, ou seja, podem solicitar o não pagamento deste valor, mediante comprovação da condição.

Atendimento diferenciado para pessoas com necessidades específicas:atendimento oferecido em todos os processos de seleção por meio de prova ou que exigem presença do candidato. Veja alguns exemplos de atendimento diferenciado:

- candidato com deficiência visual total será oferecido texto em braile. Caso haja necessidade, será oferecido apoio de ledor;

- candidatos com baixa visão, será oferecido texto ampliado. Caso haja necessidade, será oferecido apoio de ledor;

- candidato com deficiência física ou com dificuldade de mobilidade será oferecido acessibilidade ao local de seleção;

- candidato com dificuldade de escrever, será oferecido apoio para transcrição;

- candidato surdo será oferecido apoio de intérprete com domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

- candidata que tiver necessidade de amamentar durante o período de realização de seleção, será permitida saída para tal;

- candidato sob a responsabilidade do Estado (apenado, em cumprimento de medidas socioeducativas, hospitalizado, internação domiciliar), será oferecida aplicação da prova do processo de seleção nos locais específicos, mediante compromisso firmado entre o Departamento de Ingresso e a Instituição que tutela o candidato;

- tempo adicional de 1 (uma) hora ao candidato, desde que justifique e seja considerada razoável a necessidade apresentada ao Departamento de Ingresso.

Reserva de Vagas (cotas) no ingresso de cursos de graduação:o IFSC adota dois tipos de reserva de vaga:

-aos candidatos negros que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública;

-aos demais candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública.

Prazos e documentos necessários para solicitar Isenção, Atendimento Diferenciado e Reserva de Vaga podem ser consultados nos editais (documento normativo) que estabelecem as normas do processo de seleção nositedo Departamento de Ingresso (www.ingresso.ifsc.edu.br ) ou em um dos nossos campi (escolas).

Esperamos com essas ações preservar e fortalecer o Instituto Federal de Santa Catarina como instituição pública, gratuita, inclusiva, democrática e com educação de qualidade.