Home O Câmpus Cursos Ofertados

Cursos Ofertados PDF Imprimir E-mail

Curso Técnico Integrado (Curso Técnico + Ensino Médio no IFSC)

Para fazer um curso técnico integrado no IFSC, é preciso ter o ensino fundamental completo e realizar o exame de classificação, prova com conteúdos de Português e Matemática do ensino fundamental. A seleção acontece duas vezes por ano.

O curso técnico integrado, também chamado de ensino médio técnico, oferece a formação geral de forma integrada à formação profissional. No IFSC, o aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso técnico escolhido. A duração média é de quatro anos.Ensino médio e formação técnica de qualidade reconhecida.

Alimentos

Agropecuária

Eletromecânica

Curso Técnico Concomitante (Curso Técnico no IFSC + Ensino Médio em outra escola)

Nos cursos técnicos concomitantes (ou simultâneos) do IFSC, o aluno faz as disciplinas do currículo normal do ensino médio em uma escola da sua preferência e as disciplinas do curso técnico no IFSC. Possibilidade de fazer um curso técnico enquanto cursa o ensino médio

A duração é de um a dois anos e a escolaridade mínima exigida é a primeira ou a segunda série do ensino médio completa, dependendo do curso. O ingresso pode ser por sorteio, exame de classificação ou outras formas definidas em cada edital.

Eletromecânica

Curso Técnico Subsequente (Curso Técnico no IFSC + Ensino Médio completo)

Os cursos técnicos subsequentes do IFSC oferecem uma formação técnica aos alunos que já concluíram o Ensino Médio. A seleção é via sorteio e a duração média dos cursos é de um a dois anos.Opção de formação para quem já concluiu o ensino médio.

Cursos Ofertados:

Cursos de Graduação (Tecnologia)

Graduação com foco na prática profissional inovadora

Os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação, geralmente focados em demandas específicas do mercado de trabalho, e credenciam os profissionais a atuar em atividades que envolvem pesquisa aplicada, difusão de tecnologias, gestão de processos de produção e empreendedorismo, entre outras áreas. Têm duração menor que um bacharelado, entre três e quatro anos. Ao concluir o curso, o aluno formado é chamado de tecnólogo e possui diploma de nível superior.

A seleção dos candidatos se dá por meio do Sisu, que utiliza as notas do Enem.  O nível de escolaridade exigido dos candidatos é o Ensino Médio completo.

Tecnologia em Alimentos

Cursos de Graduação (Bacharelado)

Formação superior abrangente e com foco acadêmico

São cursos de graduação com foco no mercado de trabalho, porém mais generalistas e com formação mais abrangente e voltada também ao campo acadêmico. Possuem uma abordagem mais ampla que os cursos superiores de tecnologia, portanto têm uma duração maior: quatro anos, em média. Ao concluir o curso, o aluno formado é chamado de bacharel e possui diploma de nível superior.

A seleção dos condidatos se dá por meio do Sisu, que utiliza as notas do Enem.  O nível de escolaridade exigido dos candidatos é o Ensino Médio completo.

Cursos ofertados:

Agronomia

Curso de Especialização (Especialização - Lato Sensu)

Cursos de especialização presenciais e a distância, com alto nível de excelência, pra quem já tem nível superior.

Cursos ofertados:

Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA [EAD]

Gestão e Saúde

Curso de Qualificação Profissional (Curso de Formação Inicial e Continuada)

Cursos de curta duração, para quem quer se aperfeiçoar ou ingressar em nova área profissional

Saiba mais.

Por Comunicação Câmpus São Miguel do Oeste